LIÇÃO 01 20/05/2012
As Cartas de Paulo aos Tessalonicenses
(Prof. Isac Machado de Moura)
A CIDADE
A igreja dos tessalonicenses situava-se na cidade atualmente conhecida
como Salônica, no nordeste da Grécia.
Tessalônica foi fundada por volta do
ano 300 a.C., e logo tornou-se uma das principais cidades da Macedônia. Em 167
a.C. foi tomada pelos romanos e em 42 a.C. tornou-se “cidade livre” – uma
cidade em que os habitantes locais tinham seu próprio governo e direitos de
cidadania.
EVANGELIZAÇÃO
De
acordo com Atos 17, a evangelização de Tessalônica ocorreu durante a segunda
viagem missionária de Paulo. Acompanhado por Silas (Silvano) e Timóteo
(co-autores da epístola), viajou através da Ásia Menor até Trôade, e depois
atravessou para a Macedônia. Realizaram uma campanha evangelística na sinagoga
durante três semanas, e vários judeus e gentios se converteram. O sucesso de
Paulo despertou a inveja e a inimizade de muitos judeus.
A
descrição da maneira com que os leitores tinham correspondido ao evangelho
sugere que eram gentios que “deixando os ídolos, vos convertestes a Deus” (1 Ts
1:9), e que corriam algum perigo de viverem “como os gentios que não conhecem a
Deus” (1 Ts 4:5). Isto sugere que a igreja consistia de ex-pagãos mais do que de
judeus ou gentios que adoravam o Deus
único na sinagoga.
AS
EPÍSTOLAS
- Na
primeira carta há indícios de aflições que a igreja estava passando,
suficientemente sérias para Paulo preocupar-se em enviar Timóteo para dar
encorajamento àquela comunidade.
A intensidade da linguagem de Paulo em 1 Ts 2:14-16
reflete a seriedade da situação.
14 Porque vós,
irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão
em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o
mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,
15 Os quais
também mataram o SENHOR Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm
perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 E nos
impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre
a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.
- O
ensino dado na primeira carta pode ter servido como base para uma crença
fortemente apocalíptica naquela comunidade, gerando conceitos
escatológicos equivocados que são refutados na segunda carta.
- Na
primeira carta, há registros de que alguns membros da igreja estavam
vivendo na inatividade, situação provavelmente fomentada pela excitação
apocalíptica presente naquela comunidade. Muitos estavam preguiçosos em
relação a obra baseados na crença de que o dia do Senhor logo se
aproximaria e tudo estaria acabado.
- De um modo geral, o tom presente na segunda carta é mais frio e formal do que o da primeira.
- A segunda carta começa de modo muito semelhante a primeira, como uma comunicação dos mesmos autores para os mesmo leitores.
I Ts: PAULO, e Silvano, e Timóteo, à
igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e
paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
2 Sempre damos graças a Deus por vós
todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
II Ts: PAULO, e Silvano, e Timóteo, à
igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo: 2 Graça e paz a vós da parte de Deus
nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. 3 Sempre devemos, irmãos, dar graças
a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de
cada um de vós aumenta de uns para com os outros,
Em
todas as cartas de Paulo o seu estilo pessoal, individual está presente. É
notório o jeito Paulo de escrever. E é assim com todos nós. Em minhas lições
anteriores, assim como nessas primeiras duas desta revista, o jeito Isac de
escrever está presente. Assim como agora, os senhores terão também o jeito
Marco, o jeito Daniel de escrever. É assim, queridos e queridas. E não tem
outro jeito. A menos que copiemos alguém, que imitemos alguém.
1 Ts 1
5 Porque o nosso evangelho não foi a
vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita
certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. 6 E vós
fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita
tribulação, com gozo do Espírito Santo.
7 De maneira que fostes exemplo para
todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
Fica nítido aqui que os tessalonicenses
receberam a Palavra em tempos de perseguição, mas nem por isso desanimaram, e
permaneceram firmes mesmo na ausência de Paulo, e isso era razão de orgulho do apóstolo.
Essa expressão “nosso evangelho” indica
que havia algum outro evangelho circulando paralelamente, razão de constantes
preocupações de Paulo.
Se pensarmos em termos atuais, vamos
encontrar um monte de evangelhos paralelos em nossas igrejas, como por exemplo:
o evangelho da culpa, o evangelho do medo, o evangelho do tudo é proibido, o
evangelho do tudo é permitido, o evangelho da prosperidade e tantos outros. Mas
precisamos conhecer e abraçar o evangelho de Cristo, ser seus imitadores, e nos
tornar exemplos para todos os fiéis, para toda a sociedade, fazendo a
diferença, e trabalhando, enquanto esperamos, pois há muito a fazer.
E por falar em trabalhar, em fazer a
obra, que fique claro que não somos insubstituíveis; que fique claro que se
hoje ou amanhã eu parar de fazer a obra, Deus convocará um outro companheiro
entre muitos de que ele deve ter prontinhos para me substituir e até fazer
melhor que eu. Eu não sou o dono da obra, sou apenas um instrumento, um canal,
assim como Paulo, como você. Sou apenas um isac. Só.
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