sábado, 12 de maio de 2012

PRIMEIRA AULA DA NOVA REVISTA - jovens e adultos


LIÇÃO 01                       20/05/2012

As Cartas de Paulo aos Tessalonicenses
            (Prof. Isac Machado de Moura)

A CIDADE

A igreja dos tessalonicenses  situava-se na cidade atualmente conhecida como Salônica, no nordeste da Grécia.
Tessalônica foi fundada por volta do ano 300 a.C., e logo tornou-se uma das principais cidades da Macedônia. Em 167 a.C. foi tomada pelos romanos e em 42 a.C. tornou-se “cidade livre” – uma cidade em que os habitantes locais tinham seu próprio governo e direitos de cidadania.

EVANGELIZAÇÃO

            De acordo com Atos 17, a evangelização de Tessalônica ocorreu durante a segunda viagem missionária de Paulo. Acompanhado por Silas (Silvano) e Timóteo (co-autores da epístola), viajou através da Ásia Menor até Trôade, e depois atravessou para a Macedônia. Realizaram uma campanha evangelística na sinagoga durante três semanas, e vários judeus e gentios se converteram. O sucesso de Paulo despertou a inveja e a inimizade de muitos judeus.
            A descrição da maneira com que os leitores tinham correspondido ao evangelho sugere que eram gentios que “deixando os ídolos, vos convertestes a Deus” (1 Ts 1:9), e que corriam algum perigo de viverem “como os gentios que não conhecem a Deus” (1 Ts 4:5). Isto sugere que a igreja consistia de ex-pagãos mais do que de judeus ou gentios que adoravam o Deus  único na sinagoga.

AS EPÍSTOLAS

  1. Na primeira carta há indícios de aflições que a igreja estava passando, suficientemente sérias para Paulo preocupar-se em enviar Timóteo para dar encorajamento àquela comunidade.

A intensidade da linguagem de Paulo em 1 Ts 2:14-16 reflete a seriedade da situação.

14  Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,
15  Os quais também mataram o SENHOR Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16  E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.

  1. O ensino dado na primeira carta pode ter servido como base para uma crença fortemente apocalíptica naquela comunidade, gerando conceitos escatológicos equivocados que são refutados na segunda carta.

  1. Na primeira carta, há registros de que alguns membros da igreja estavam vivendo na inatividade, situação provavelmente fomentada pela excitação apocalíptica presente naquela comunidade. Muitos estavam preguiçosos em relação a obra baseados na crença de que o dia do Senhor logo se aproximaria e tudo estaria acabado.

  1. De um modo geral, o tom presente  na segunda carta é mais frio e formal do que o da primeira.

  1. A segunda carta começa de modo muito semelhante a primeira, como uma comunicação dos mesmos autores para os mesmo leitores.


I Ts: PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,

II Ts:   PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo:        Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros,


            Em todas as cartas de Paulo o seu estilo pessoal, individual está presente. É notório o jeito Paulo de escrever. E é assim com todos nós. Em minhas lições anteriores, assim como nessas primeiras duas desta revista, o jeito Isac de escrever está presente. Assim como agora, os senhores terão também o jeito Marco, o jeito Daniel de escrever. É assim, queridos e queridas. E não tem outro jeito. A menos que copiemos alguém, que imitemos alguém.


1 Ts 1
Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.

Fica nítido aqui que os tessalonicenses receberam a Palavra em tempos de perseguição, mas nem por isso desanimaram, e permaneceram firmes mesmo na ausência de Paulo, e isso era  razão de orgulho do apóstolo.
Essa expressão “nosso evangelho” indica que havia algum outro evangelho circulando paralelamente, razão de constantes preocupações de Paulo.
Se pensarmos em termos atuais, vamos encontrar um monte de evangelhos paralelos em nossas igrejas, como por exemplo: o evangelho da culpa, o evangelho do medo, o evangelho do tudo é proibido, o evangelho do tudo é permitido, o evangelho da prosperidade e tantos outros. Mas precisamos conhecer e abraçar o evangelho de Cristo, ser seus imitadores, e nos tornar exemplos para todos os fiéis, para toda a sociedade, fazendo a diferença, e trabalhando, enquanto esperamos, pois há muito a fazer.
E por falar em trabalhar, em fazer a obra, que fique claro que não somos insubstituíveis; que fique claro que se hoje ou amanhã eu parar de fazer a obra, Deus convocará um outro companheiro entre muitos de que ele deve ter prontinhos para me substituir e até fazer melhor que eu. Eu não sou o dono da obra, sou apenas um instrumento, um canal, assim como Paulo, como você. Sou apenas um isac. Só.

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