domingo, 15 de julho de 2012

LIÇÃO 06 - ADOLESCENTES


LIÇÃO 06 – 15/07/12 - ADOLESCENTES
ESPELHO, ESPELHO MEU...
(Prof. Pedro Paim)
Cantares 5
1.       já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.
2.       Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.
3.       Já despi a minha roupa; como as tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?
4.       O meu amado pôs a sua mão pela fresta da porta, e as minhas entranhas estremeceram por amor dele.
5.       Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos gotejavam mirra, e os meus dedos mirra com doce aroma, sobre as aldravas da fechadura.
6.       Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.
7.       Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas dos muros.
8.       Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.
9.       Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras?
10.    O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil.
11.    A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo.
12.    Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.
13.    As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce
14.    As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras.
15.    As suas pernas como colunas de mármore colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros.
16.    A sua boca é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.
Você gosta de contos de fada?  Mesmo que Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho não signifiquem nada para você, com certeza você já ouviu esses contos ao menos uma vez na sua vida. Na rara possibilidade de você realmente não ter ideia do que estou falando, parabéns, você é um urso que vive numa caverna bem escura. Ok, brincadeiras a parte. Diga-me que conto ficou consagrado por termos um personagem conversando com um espelho? Uma dica, essa história está na moda, e dois filmes recentes trazem versões diferentes sobre elas.

Por trás do espelho

Na estória da Branca de Neve, a bruxa bate altos papos com seu espelho. Como na época não havia Facebook, esse era o jeito dela passar o tempo. Uma das coisas que a bruxa sempre perguntava ao seu espelho era se existia alguém mais bela do que ela no reino em que viviam. A resposta como você já bem sabe é a causa do desenrolar de toda estória. Como esse não é o foco da nossa lição, vamos usar o exemplo do espelho para exemplificarmos algo muito comum entre a juventude de hoje.
Não importa se você é um garoto ou uma garota, todos nós passamos por momentos parecidos com esse. Como você já notou, Cantares fala sobre o amor de um casal, e todo relacionamento começa com duas pessoas (de sexo oposto) se apaixonando. Só que nem sempre as peças do quebra-cabeça se encaixam facilmente.

Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.

No versículo destacado vemos que a mulher busca seu amado, mas não é correspondida. Quantas vezes você já ficou de frente ao seu espelho pensando na pessoa amada? Isso até é bacana quando essa pessoa está fazendo o mesmo. Aí tudo vira uma bela estória de amor com flores e chocolate. O problema é quando o seu espelho não é correspondido.

Do espelho para a estante

Amar uma pessoa não significa que essa pessoa deve nos amar. É claro que quando gostamos de alguém precisamos fazer de tudo para conquistarmos o amor dela. Porém, esse tudo não é bem tudo. Já reparou como a pessoa pela qual nos apaixonamos sempre possui um namorado ou alguma situação mal resolvida? Coincidência? Acho que não. Afinal você não será o único a ver as qualidades da pessoa de quem está gostando. O problema é que muitas vezes colocamos nosso coração antes de nossa razão. Quando gostamos de outra pessoa achamos que só nós podemos fazê-la feliz. Ao acharmos isso corremos o risco de nos esquecermos que a outra pessoa já pode estar feliz com seu namorado ou sozinha.
Isso mesmo, não podemos ficar achando que estar sozinha/o significa estar esperando por você. Muitas vezes essa pessoa decidiu terminar seus estudos, arrumar um emprego ou deixar o cabelo crescer um pouco mais, sei lá, a pessoa quer ficar sozinha, mas nós achamos que é um absurdo ela não corresponder nosso amor. De uma forma ou de outra ficamos tristes. Isso me lembra um trecho da música “Na sua Estante”,  da cantora Pitty:

Só por hoje não quero mais te ver, só por hoje não vou tomar minha dose de você
Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam
E essa abstinência uma hora vai passar

Com certeza ficaremos tristes em não termos nosso amor correspondido, mas o tempo e Deus irão nos ajudar a superar isso e logo o coração largado na estante terá um dono. O que acha?

1.      Como saber a hora de desistir do coração de uma pessoa e partir para outra?
2.      Qual a melhor maneira de recusar o amor de outra pessoa e não namorá-la?